


sermão do monte
A ordem de Jesus em Mateus 28 é muito clara no que se refere ao processo de anunciar as boas-novas e também de fazermos discípulos de todas as nações. Depois de anunciar e comunicar o Evangelho de Jesus a alguém, damos início ao que chamamos discipulado, que é um caminho contínuo e permanente de todos os discípulos de Jesus. Em uma família de muitos irmãos e irmãs, as lições do Mestre são aprendidas, interiorizadas, vividas e repassadas. As palavras do Mestre são claras: ensinando-os a obedecer a todas as coisas que tenho ordenado a vocês! (Mateus 28:20).
“Ensinando-os a obedecer”. Há a necessidade de compreendermos a dimensão da obediência na vida do discípulo, pois o próprio Jesus afirma que “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele (João 14:21).
“(...) a todas as coisas que tenho ordenado a vocês”. Em sua caminhada como homem, Jesus ensinou muitas coisas aos seus discípulos. Tudo o que ensinou encontra-se descrito nas narrativas dos quatro evangelhos. Nas palavras de Jesus registradas em Mateus 5 a 7, conhecidas como o “Sermão do Monte”, encontramos uma compilação de seus ensinos mais importantes.
Nesta série de 9 roteiros semanais, iremos aprofundar a compreensão daquilo que Jesus apresentou a seus discípulos, partindo das bem-aventuranças e ligando-as aos princípios estabelecidos ao longo de todo o Sermão. Nosso objetivo é compreender o significado da obediência a Deus e desse conjunto de princípios eternos que Jesus ensinou aos seus discípulos e que são o parâmetro fundamental da caminhada cristã.
Compreender, interiorizar e viver esses princípios eternos são desafios para todos os discípulos de Jesus. Por isso, nas próximas semanas, vamos seguir juntos nessas lições do Mestre, tanto para nos alimentar quanto para ajudarmos uns aos outros nessa jornada, rumo à maturidade cristã, como indivíduos e como igreja.